segunda-feira, 21 de julho de 2008

Lula e Direção da ECT se curvam aos trabalhadores









Luta dos ecetistas garante rediscussão dos pontos divergentes do PCCS da empresa, incorporação definitiva do adicional de 30% para carteiros, não desconto dos dias parados, manutenção do AADC e do AAG!

Desde o primeiro dia de paralisação, os ecetistas mostraram disposição para lutar. Fizeram o funeral simbólico do Presidente da ECT Custódio e do Presidente da República Lula; realizaram panelaço em frente ao Edifício Sede; doaram sangue no HEMOPE; entregaram vários quilos de alimentos não perecíveis ao IMIP; distribuíram Cartas Abertas à População; realizaram piquetes em seus locais de trabalho, enfim, promoveram atividades e fizeram a empresa e o Governo Lula sentirem o peso dos trabalhadores. Os ecetistas realizaram uma greve histórica de 21 dias, que terminou com a vitória parcial, mas muito importante, da categoria. A Federação, o ministro das Comunicações Hélio Costa e a direção dos Correios se reuniram no último sábado (19) e, após 9 horas de discussões, conseguiram entrar em um acordo. Hoje (21), os ecetistas pernambucanos aprovaram em assembléia geral voltar ao trabalho a partir de amanhã (22). A maior vitória da greve foi aprovar a rediscussão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários da empresa em um prazo de 90 dias, no início da data-base. Essa conquista foi importante para todos os ecetistas, pois a intenção do Governo Federal e seus representantes na ECT era de iniciar a privatização da empresa. Além disso, o adicional de 30% sob respectivo salário base dos carteiros foi incorporado em definitivo; o AADC foi mantido para os motoristas e o AAG, para os atendentes. A luta dos Carteiros, Motoristas, Atendentes Comerciais, Auxiliares Administrativos, OTT´s, de todos os ecetistas pressionou a empresa que foi obrigada a ceder.

Dias Parados – A empresa não irá descontar os dias parados, que serão pagos integralmente. Os trabalhadores, contudo, deverão compensá-los, para colocar o serviço em dia. Com isso, os tickets alimentação/ refeição/ cestas cortados também serão creditados até amanhã (22).

A luta continua com a campanha salarial 2008/2009 e a revisão do PCCS 2008
A luta entre trabalhadores e patrões é permanente. Apesar da vitória, os ecetistas devem lembrar que a campanha salarial de 2008/ 2009 está por vir e que terão, ainda, a revisão do PCCS 2008. A data base da categoria é em agosto e uma nova mobilização ocorrerá, pois, sem pressionar, o movimento da classe trabalhadora não é vitorioso.

OTT’S - Sindicato e a FENTECT discordaram da não incorporação do AADC para os OTTs, por isso encamparão, no momento da campanha salarial, uma luta para que os companheiros recebam algum benefício nos seus salários. Com a força que a categoria sai dessa greve é possível a conquista desse direito. Não desistiremos dessa mobilização, manteremos a pressão sob a empresa e o Governo Lula.

Um comentário:

mbfcddca disse...

Valeu sintect-pe pelo Blogger, fiquei bem informado sobre a greve, pena que a greve acabou, mas, nós fomos vencedores.
Se quiser ver mais fotos da greve acesse o orkut ( CARTEIROS-PE).
A LUTA CONTINUA.
AINDA FALTA TIRAR CUSTÓDIO E A PRIVATIZAÇÃO.